sábado, 15 de junho de 2013

CÍRCULO VICIOSO

Quem assiste aos noticiários na mídia com certeza deve estar horrorizados com a onda de violência que vem tomando conta do Brasil nos últimos anos e se perguntando:O que está acontecendo? Pois é... Todo mundo está careca de saber que o sistema penitenciário funciona só na teoria e que na prática o resultado é bem ao contrário do que se espera... 
Mas não há interesse de mudá-lo e a situação ficou insustentável! Os presídios funciona como uma faculdade do crime na qual os delinquentes se formam no ''fundamental'' nas ruas e ''médio'' no E.C.A...! Como para todas disciplinas tem que ter ''professores treinados'', O próprio sistema trata de treinar os ''mestres'', Sendo os ''alfabetizadores'' os próprios agentes do sistema que interferem na educação da família, tirando a autoridade dos pais pobres sobre seus filhos, reivindicando para si´uma responsabilidade da qual não dá conta! Mais tarde o ''paternal'' sistema tira do adolescente a responsabilidade criminal, dando a ele total liberdade para o ingresso no crime, protegendo-o como valioso produto que depois dos dezoito anos, será aprimorado para garantir a manutenção e a sustentação de toda uma estrutura que sobrevive disso...!
Na própria instituição de ''segurança pública'' a violência é encarada como produto de trabalho, ossos do ofício que justifica a truculência policial, que por sua vez, é transmissor dessa violência nas ruas e a sociedade, que sempre a patrocinou para se livrarem de indivíduos que ameaçam sua segurança, agora se vê a mercê dessa violência e sente-se impotente... Correr para onde? Apelar para quem? Muitos que fazem parte dessa instituição ja perceberam o blefe do sistema, e ser ou não ser para eles não faz diferença...!
Todos são culpados até que se prove o contrário e dentro dessa psicologia, saem por aí procurando o bandido oculto dentro de cada indivíduo...
Hoje em dia está difícil separar o joio do trigo... E o resultado disso tudo são policiais que atacam mesmo quando a manifestação é pacífica e uma população descrente, insegura e pronta para confrontar e revidar... Ambas as partes adestradas e manipuladas conforme interesses maiores, lutam entre si sem nem mesmo compreenderem direito porque e por quem estão lutando...!
Enquanto isso, a maquina, que antes criada para garantir ''produtos'' humanos para o futuro, continua desembestada, produzindo além da demanda, superlotando instituições juvenis e presídios urbanos... E devolvendo quantias enormes desses produtos danificados para o meio social de onde foi tirada a ''matéria prima''...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário